RapaGOL

Foto: Divulgação

A Companhia GOL Linhas Áreas é a primeira empresa brasileira a oferecer o equipamento em embarque e desembarque remotos. Os aeroportos Santos Dumont (RJ) e Congonhas, em São Paulo, ganharam uma rampa exclusiva para embarque e desembarque remotos. O equipamento faz parte da preparação da companhia para as competições paralímpicas e do seu constante investimento em acessibilidade e inclusão. A rampa será utilizada nestes dois aeroportos para o acesso de passageiros com deficiência ou com mobilidade reduzida, quando a aeronave não estiver posicionada na ponte de embarque, o chamado finger.

O sistema da rampa é manual e funciona de forma muito semelhante às escadas utilizadas atualmente, possui tecnologia para abastecimento solar capaz de tornar autossuficiente a sua iluminação e é acoplada à aeronave no momento do embarque e desembarque.

Segundo Randall Aguero, diretor de Operações Aeroportuárias da GOL, a empresa se preparou intensamente para atender os clientes com deficiência ou mobilidade reduzida. “Esperamos oferecer mais autonomia, facilidade e agilidade ao embarque e desembarque para todos os nossos clientes. Apesar de estar sendo inaugurada perto do início dos Jogos, a novidade será permanente em nossa operação em Congonhas e Santos Dumont”, afirma Randall.

Ainda que a aquisição de equipamentos para embarque de clientes com deficiência seja de responsabilidade das administradoras aeroportuárias, a companhia conta atualmente com 59 stair tracs (elevadores portáteis de cadeira de rodas para locomoção de passageiros durante embarque), 33 liftkars (modelo mais modernos do equipamento e similares aos stair tracs) e aproximadamente 370 cadeiras de rodas convencionais. A GOL também investe constantemente em treinamentos para o manuseio adequado dos equipamentos e possui uma sala de assistência especial no aeroporto internacional do Rio de Janeiro, RIOgaleão.

 Para Alberto Fajerman, Diretor Executivo de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da GOL a meta é promover a integração e atendimento igualitário a todos os clientes. “Queremos que nossos clientes se sintam cada vez mais seguros e confiantes para voarem conosco”, conta ele.

Para os clientes com deficiência auditiva, a companhia disponibiliza nos aeroportos de Congonhas, Guarulhos (ambos SP), Santos Dumont e RIOgaleão, (RJ), máquinas com tradução simultânea para a língua brasileira de sinais, a Libras.

A bordo, a companhia disponibiliza em todos os voos, o manual de segurança adaptado em braile e fonte com letra maior para pessoas com baixa visão.

O site da GOL segue o padrão internacional web, contendo a opção de variação de contraste nas cores branca, preta e azul e o aumento de fonte para pessoas com deficiência visual, incluindo daltonismo. Além disso, o site permite a navegação por teclado que atende, principalmente, as pessoas com deficiência visual.

pablomarlon@basedenoticias.com.br

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *