Joias e bijuterias tipicamente cariocas será lançado no Veste Rio

 

FOTO DO GUIA
Foto: Guia É do Rio!

Joias e bijuterias feitas a partir de pedras preciosas em estado bruto ou lapidadas, inspiradas no estilo de vida do Rio e produzidas com material sustentável são algumas das peças que integram o Guia É do Rio!

A AJORIO (instituição que representa o setor de joias e bijuterias no Estado do Rio de Janeiro) lança, amanhã (27), às 17h, no Veste Rio, na Praça Mauá a produção do seu catálogo. O novo index traz um olhar panorâmico sobre a criação de joias e bijuterias genuinamente cariocas, os nomes que mais se destacam no setor e os locais onde as peças podem ser admiradas e adquiridas.

“Reunimos designers e artistas que produzem peças contemporâneas, com muita personalidade. Temos nomes conhecidos no mercado, mas também jovens recém-chegados, com joias e bijuterias que vão surpreender o público. Vale a pena conhecer o Guia É do Rio e valorizar o lindíssimo trabalho desenvolvido por esses grandes artistas do nosso Estado”, avalia Carla Pinheiro, presidente da AJORIO.

Cerca de três mil empresas fazem parte da cadeia produtiva do setor de joias e bijuterias no Rio de Janeiro. E, 345 delas estão diretamente associadas à AJORIO. Destas, 70 foram selecionadas para compor o Guia É do Rio! por suas peças com criações autorais, além da identificação com o estilo leve, despojado e alegre do carioca.

Das as peças selecionadas para o Guia é do Rio! , destacam-se aquelas que utilizam pedras preciosas como principal matéria-prima em suas criações, a preocupação com o meio ambiente e o uso de materiais reciclados ou reaproveitados, joias premiadas ou reconhecidas internacionalmente, o uso de tecnologia de ponta durante o desenvolvimento das joias, a produção artesanal, entre outras.

O Guia É do Rio! será apresentado no estande da Fecomércio no Veste Rio, (que é considerado uma das maiores plataformas de moda do País) e, que une salão de negócios, outlet, ciclo de palestras e gastronomia, é realizado pela Fecomércio, com patrocínio da Firjan.

O setor de joias

Responsável por um terço do total de empregos do comércio varejista do setor de joias e bijuterias no Brasil, o Estado do Rio de Janeiro tem mais de 3,3 mil empresas do setor, o que representa 15% do total dos estabelecimentos neste segmento no País.  Em 2015, a arrecadação foi de R$ 82,8 milhões, alavancada nos últimos anos devido ao incentivo tributário concedido pelo Estado, pleiteado pela AJORIO, para promover o fomento de negócios para toda a cadeia do setor. Desde a concessão do benefício, em 2009, o combate à informalidade contribuiu por aumentar em 187% a arrecadação no estado.

Sobre a AJORIO

A AJORIO representa os interesses de toda a cadeia produtiva do setor de joias e bijuterias no Estado do Rio de Janeiro e atua por meio de parcerias com o poder público e instituições como o Sebrae-RJ, Fecomércio-RJ, Sistema Firjan, entre outras. Filiada ao Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM), possui sede própria e seu orçamento é composto pelo pagamento de contribuições dos associados, hoje, 345 empresas, além de parte de recursos provenientes dos sindicados que compõem o Sistema AJORIO.

A cadeia completa do setor contempla as atividades extrativa, industrial, comercial atacadista e varejista, importação, exportação, além de serviços diretamente relacionados, como a reparação de joias e relógios.

Serviço:

Lançamento: Guia É do Rio

Data: quinta-feira, 27 de abril

Horário: a partir das 17h

Local: Lounge da Fecomércio no evento Veste Rio (Armazéns 2, 3 e 4 do Píer Mauá)

pablomarlon@basedenoticias.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *