Cerimônia de Encerramento da Paralimpíada Rio 2016: uma grande festa!

paraolimpiadasAlegria foi o que se mais se viu. Em todos os momentos foi possível assistir atletas, voluntários e o público no Maracanã cantando e dançando.

Diferente das demais, a cerimônia teve o objetivo maior de festejar com leveza a inclusão e a superação de todos os atletas paralímpicos do que mostrar belezas naturais. Para tal, Marcelo Rubens Paiva e sua equipe fizeram um passeio por diversos estilos musicais e transformaram o estádio em um grande show.

Já com os paratletas ocupando o centro do estádio, a festa começou com os Batuqueiros do Silêncio, grupo de percussão de jovens surdos do Recife, e em seguida o rock domina a cena com as guitarras de Armandinho, Andreas Kisser e Jonathan Bastos que toca com os pés. Em volta deles, muitos cadeirantes e acrobatas.

Na parte de protocolo, após a entrada da Bandeira do Brasil, o Hino Nacional Brasileiro foi cantado por Saulo Laucas, tenor cego, autista e vieram as bandeiras dos países participantes. As falas de Carlos Arthur Nuzman e Philip Craven mais uma vez enalteceram a realização do evento, agradeceram a hospitalidade e a energia do povo carioca. Assim como na Olimpíada, Tokio pode mostrar um pouco da sua cultura e fez um grande show de dança com bailarinos com diversosencerramnto-paraolimiadas tipos de deficiência e apresentação de Akira Hihama, artista plástico cego, convidando o mundo para 2020.

Além do rock também estavam representados o forró, samba, mangue beat, MPB, funk e pop nas vozes de Nação Zumbi, Vanessa da Matta, Céu, Saulo, Dream Time do Passinho, Nego do Boréu e Gaby Amarantus.

Para fechar a noite, vem Ivete Sangalo cantando A Paz e junto com ela voluntários segurando cataventos e, então, a chama paralímpica é apagada ao sabor do vento. Ivete continua seu show e encerra a cerimônia ao lado do mascote Tom, cantando Tempo de Alegria!

e-mail:marlonpablo@basedenoticias.com.br

e-mail:claudiabasílio@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *