Espaço Rio Gourmet Experience: gastronomia com apoio do Sebrae RJ

CACHAÇA03jpg
Foto: Base de Noticias

O Sebrae/RJ apoiando a iniciativa dos empreendedores cariocas no segmento gastronômico em parceria com a Empresa Olímpica está expondo até o dia 20 de setembro vários produtos artesanais. Entre as opções diversos tipos de cachaças. 

Tudo acontece no espaço Rio Gourmet Experience, local de intercâmbio gastronômico e cultural. A programação começou nesta quinta-feira, 4 de agosto com as cachaças do Rio.

Cachaças de qualidade com selo Inmetro

 A iniciativa tem a parceria da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Estado do Rio de Janeiro (Apacerj) que apresentou para o RMC as marcas: Cachaça 7 Engenhos, Cachaça Paratiana, Cachaça da Quinta, Cachaça Reserva do Nosco, Cachaça Duvale, Cachaça Tellura, Cachaça Werneck e Cachaça Fazenda Soledade.

 O RJ é considerado o território da cachaça de qualidade, o estado está entre os maiores exportadores de cachaça do país, detém 51% das certificações voluntárias em cachaça, com o selo de Conformidade do Inmetro e lidera as premiações de cachaça em concursos mundiais de destilados.

Produtos orgânicos também terá vez

E para aqueles que saboreiam produtos naturais sem agrotóxico, entre os dias 10 a 16 de agosto, será a vez dos orgânicos. A Quitanda NaFOOD TRACK 01tural e Orgânico Max, da Fazenda Dom Bosco, em Silva Jardim/RJ, é uma propriedade de 100 hectares, com florestas jovens, em consórcio com a produção orgânica de legumes, frutas e verduras. Este ano, a propriedade começou a implantação do sistema de plantio agroflorestal e os produtos in natura, processados minimamente e os artesanais, como a goma de tapioca e a farinha de mandioca, são certificados pelo INT – Instituto Nacional de Tecnologia. A empresa está presente em 14 feiras do circuito carioca de feiras orgânicas e oferece um dia de vivência na propriedade com café da roça, plantio, colheita, um bate-papo e almoço da culinária roça-chique (agroturismo).

E fechando o ciclo da cachaça, no período de 17 a 23 de agosto, o espaço exibe as cachaças do Rio Grande do Sul: a cachaçaria Weber Haus e a cachaçaria Bento Albino. A Weber Haus é uma empresa familiar de Ivoti, que produz cachaça desde 1948. Sua produção de cana-de-açúcar chega de 90 a 160 mil/kg/mês e atinge 500 mil litros/ano e a primeira do Sul do país a ter suas cachaças artesanais de alambique certificadas pelo Inmetro. Já a cachaça Bento Albino, situada em MaquiFOOD TRACKné, na região do Espraiado, está entre as melhores do Brasil.


O Rio Gourmet Experience no RMC – Rio Media Center funciona na Rua Madre Tereza de Calcutá, s/n – Cidade Nova/RJ, das 10h às 20h, até o dia 20 de setembro, com um intervalo entre os dias 24 e 31 de agosto. Maiores informação acesse www.riomediacenter.com.br

Sobre o Rio Gourmet Experience no RMC – Rio Media Center

O Rio Gourmet Experience tem curadoria da Aguce Gastronomia e acontece no Rio Media Center (RMC), na Cidade Nova, local construído especialmente para abrigar jornalistas de diversos países que irão cobrir as pautas não esportivas na Cidade Maravilhosa. Uma versão do festival gastronômico ocorre, simultaneamente,  até o dia 21 de agosto, no Live Site de Campo Grande, espaço destinado para entreter o público com a transmissão gratuita dos jogos olímpicos, experiências esportivas e atrações musicais. Ambos os locais têm entradas gratuitas.

Os restaurantes sobre rodas oferecem pratos saborosos e opções saudáveis com inspiração na culinária brasileira e em influências dos países participantes dos jogos. O cardápio também contará com opções que atendam às restrições alimentares e específicas e às necessidades exclusivas do público.

As bases de alimentação instaladas no entorno do RMC e dentro do Live Site de Campo Grande têm a adesão de food trucks, food bikes e trailers, que atuarão em períodos até o encerramento do calendário esportivo.

marlonpablo@basedenoticias.com.br

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *