Esporte e lazer para a Zona Norte: Parque de Madureira ganha half pipe, quadra de tênis e slackline

PM4
Foto: Beth Santos

Domingo passado dia (04/09) o Parque Madureira ganhou, mais um quilômetro de extensão. Agora, a área de lazer totaliza 3,15 quilômetros e chega ao bairro de Honório Gurgel. Além de oferecer à população local uma imensa área de convivência, o espaço promete ser a mais nova sensação dos amantes do esporte. A área de lazer tem simplesmente a maior pista pública de half pipe (pista de skate em ‘u’) do mundo, idealizada pelo campeão mundial Bob Burnquist, skatista brasileiro que mais vezes conquistou o X Games.  Além do skate, o espaço de lazer terá outras duas modalidades. A primeira quadra pública oficial de tênis e um anexo para treinamento e toras para prática de slackline.

Com estrutura metálica e piso em madeira especial, a pista tem dimensões impressionantes, com níveis diferentes de descida, permitindo variações de velocidade: 18,7 metros de largura, 25 de comprimento e 5,70 de altura. Ao lado dessa grande estrutura há ainda o complexo de skate básico, uma pista para iniciantes com cerca de 1.000 metros quadrados.

PM8
Foto: Beth Santos

A estrutura do Half Pipe é construída sob uma cobertura de aproximadamente 3.500 metros quadrados, que abriga uma enorme área de convivência. Com espaço previsto para arquibancadas, a pista está preparada para receber futuras competições.

PM7
Foto: Beth Santos

“É a primeira vez que testo a nova rampa e está incrível. A pista para iniciantes será o celeiro de muitos talentos, que estarão de olho nos próximos Jogos Olímpicos”, afirmou Bob Burnquist.

Outra modalidade contemplada é o tênis. O Parque Madureira recebeu a primeira quadra pública oficial da Zona Norte, com direito a paredão anexo para treinamento.

Já pensando nos adeptos do slackline, esporte em que o praticante se equilibra e faz manobras sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos, o projeto reservou a fixação de 13 toras de madeira ao chão que permitem a instalação dos elásticos especiais para a prática do exercício em diferentes níveis.

PM3
Foto: Beth Santos

Também foram construídos mais seis quiosques com palcos para atrações musicais, quatro banheiros e uma quadra poliesportiva. A área de lazer neste novo trecho conta ainda com um espaço fitness e uma Academia Carioca, com equipamentos totalmente acessíveis e adaptados para todas as idades. 

ACESSIBILIDADE

A ampliação do Parque Madureira foi pensada também para garantir o acesso e a diversão de cadeirantes e deficientes visuais. Toda a extensão da nova área do parque contará com percursos e equipamentos acessíveis, com sinalização adequada e rampas em conformidade com as normas técnicas, garantindo o acesso dos visitantes. Na maior parte das travessias das ruas foi adotada a técnica traffic calm, em nível,  facilitando os acessos, totalizando 2.810 m lineares de trilha acessível ao término da ampliação.

Além disso, deficientes visuais poderão se localizar por meio de pisos e mapas táteis, que estarão disponíveis em toda a área.  Nos banheiros públicos, foram instalados sanitários para cadeirantes e os bebedouros são totalmente acessíveis.

Em 12 de outubro de 2015, o Parque Madureira foi expandido até Rocha Miranda. O destaque fica por conta da praia de Rocha Miranda, um balneário artificial de 500 metros quadrados. A ampliação do Parque Madureira seguirá até Guadalupe, totalizando 4,5 km de área de lazer até dezembro deste ano.

Fonte: Rio Media Center

marlonpablo@basedenoticias.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *