Exposição que reúne presépios do mundo inteiro e Sino da Paz estão de volta ao Rio

exposicao
Arte: Divulgação

Com a proximidade do Natal, a Paróquia São José da Lagoa já começou os preparativos para a chegada do Menino Jesus. Este ano, uma das novidades natalinas é a exposição de presépios “Deus Habita na Cidade”.

A mostra reunir cem presépios vindos dos cinco continentes e de todas as regiões do Brasil. Em 2015, 80 mil pessoas puderam visitar a exposição.

Além de representar a cena do nascimento de Cristo, os presépios apresentam traços da cultura e da história dos locais de origem. Do Japão, Maria, José e o Menino Jesus feito em madeira de bambu, com olhos puxados e vestidos de kimono. No presépio do Cazaquistão, a estrebaria dá lugar a um tipo de cabana típica das regiões rurais do país. As referências dos trabalhos estão na forma de esculpir ou montar as peças e nos materiais utilizados, como o couro das renas.

O artesanato popular brasileiro também estará presente na mostra. Os estados de Minas Gerais, Amazônia, Bahia e o Centro-Oeste trazem particularidades das regiões. A curadoria da exposição é do padre jesuíta José Maria Fernandes.

Sino da Paz

Também no domingo será inaugurado o Sino da Paz, produzido em 1988, por Evandro Vieira e Bárbara Stella, (fundadores do grupo artístico e pacifista internacional Embaixada da Paz). O sino foi construído a partir de sucata de munição deflagrada sobre pessoas em conflitos em diversas épocas, como a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, e outros locais do mundo como: Vietnã, Oriente Médio, São Paulo, Rio de Janeiro.

Serviço:

Exposição de Presépios ‘Deus Habita na Cidade’ e do Sino da Paz

Data: De 27 de novembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017

Horário: Diariamente, das 8h às 20h

Local: Paróquia São José da Lagoa (Avenida Borges de Medeiros, 2.735, Lagoa)

Entrada: Gratuita

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *