Itatiaia: natureza e gastronomia

Foto de Thiago Ferreira: Itatiaia- Pico das Agulhas Negras

Localizada na Região das Agulhas Negras, ao sul do estado do Rio, Itatiaia conta com três destinos turísticos de destaque nacional e internacional: Parque Nacional de Itatiaia, Colônia Finlandesa de Penedo e as vilas de Maringá e Maromba (na região turística de Visconde de Mauá).

A cidade foi habitada pelos índios Puris (em tupi-guarani, significa pedras cheias de pontas). O primeiro parque nacional criado no país, em 1937, o Parque Nacional de Itatiaia é conhecido pela rica fauna e flora. Na parte baixa predomina a paisagem de Mata Atlântica com clima agradável, onde o visitante pode desfrutar de banhos de cachoeira, caminhadas pela trilha do Mirante do Último Adeus e observação de aves e borboletas. Já na parte alta predomina a paisagem dos Campos de Altitude, com variadas formações rochosas, ideal para a prática de caminhadas por trilhas, escaladas e montanhismo. É nessa região que está localizado o Pico das Agulhas Negras, ponto mais alto do Estado do Rio de Janeiro e quinto do Brasil.

Itatiaia_Casa-de-Papai-Noel-Penedo

Foto de André Telles: -Casa de Papai Noel – Penedo

Única colônia finlandesa no Brasil (fundada em 1929), Penedo tem variadas opções gastronômicas, de artesanato, ateliês e hospedagem. O visitante pode conhecer as raízes e tradições no Museu Eva Hílden da Cultura Finlandesa e participar do baile típico do Clube Finlândia, divertindo-se ao som do Grupo de Dança Folclórica Finlandesa de Penedo, o PKY. Trilhas no Pico do Penedinho, passeios a cavalo, pesque-pague, banhos de cachoeiras nas Três Cachoeiras, Três Bacias, Cachoeira de Deus e Poço das Esmeraldas são outras opções de lazer. As crianças se encantam ainda na Casa de Papai Noel de Penedo, na Pequena Finlândia.

Itatiaia_Cachoeira-do-Escorrega-Maromba_Divulgação

Divulgação: Cachoeira do Escorrega Maromba -Itatiaia

Maringá e Maromba, duas vilas da região de Visconde de Mauá, oferecem tranquilidade e clima único, com belezas naturais. Destacam-se as cachoeiras do Escorrega, a Véu de Noiva e o Poção da Maromba.  Atravessando o Rio Preto (que divide os Estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais), do lado mineiro da região estão as cachoeiras de Santa Clara e as do Alcantilado. Podem-se praticar ainda caminhadas, cavalgadas, mountain bike, bóia-cross, rapel e voo livre.  O roteiro gastronômico é riquíssimo e requintado, com referências à culinária de regiões frias, bons vinhos e temperos. Conhecida pelas baixas temperaturas em algumas épocas, a região se pinta de branco com suas geadas matinais no clima de montanha.

redacao@basedenoticias.com.br 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *