Município no Sul do estado do RJ aposta no turismo inclusivo

Cercado de belezas naturais como o Pico das Agulhas Negras e a Serra da Mantiqueira, o município de Resende, no sul do estado do Rio, vem apostando no turismo inclusivo nos últimos anos. A cidade conta hoje com voos de balão, salto de paraquedas e voos com parapente adaptados para deficientes, e vai ganhar, em breve, duas trilhas acessíveis. A primeira, no ‘Bosque do Visconde’, no Parque Estadual da Pedra Selada, em Visconde de Mauá; e a outra, ainda em fase de planejamento, no Parque Municipal da Cachoeira da Fumaça.

Trilhas planejadas com Braille

Para planejar as trilhas, que contarão com sinalização em braille e pontes de madeira para facilitar a mobilidade, a Secretaria Municipal de Turismo contou com a ajuda do deficiente visual Emerson da Cunha, responsável pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de Resende, e do cadeirante Pedro Aguiar em visitas técnicas aos locais. “Quando disse que ia levar um cego à cachoeira, muita gente não entendeu o sentido disso. Mas o Emerson conseguia descrever tudo pelo caminho, quando a vegetação era mais fechada ou aberta, os cheiros, a bruma, as gotículas de água. Quem tem limitação de sentidos somos nós, não ele. Nós é que ficamos presos só no visual”, comenta o secretário de Turismo, Antônio Leão.visitatecnica35

O projeto começou depois de um seminário de turismo realizado em março de 2015, quando o tema “A acessibilidade em Super Ação” foi abordado pela bióloga Fernanda Teixeira Araújo. Deficiente visual desde 2011, quando perdeu 90% da visão devido a um descolamento de retina, ela fundou a Biobrtur, uma operadora de turismo de aventura especializada no atendimento a pessoas com deficiência. A operadora atua também no treinamento para que empresas se habilitem ao atendimento a deficientes.

“A prefeitura já vinha investindo em uma reforma urbana para melhorar a acessibilidade, com sinalização tátil nas ruas, construção de rampas, instalação de elevadores em prédios públicos, e percebemos que podíamos ampliar essa iniciativa. Criamos o projeto ‘Turismo para Todos’, visitamos hotéis e pousadas para nos certificar de que se adequassem”, explica Leão.

Durante os Jogos Rio 2016, a Prefeitura de Resende marcou presença no balcão de atendimento do Rio Media Center (RMC) divulgando atrações turísticas da região.

Fonte: Rio Media Center

e-mail:marlonpablo@basedenoticias.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *