Rio terá 52 casas temáticas durante os Jogos

Aros-olimpicos

Foto: Arcos Olímpicos

Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, o Rio de Janeiro vai abrigar 52 hospitality houses, casas temáticas que vão promover cultura, turismo, gastronomia, esporte e negócio de vários países. Haverá ainda dois estúdios de TV: Estúdios Ipanema View, das TVs suíça e austríaca, no Arpoador, e o Estúdio NBC, dos Estados Unidos, na Praça Almirante Júlio de Noronha, no Leme. Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e de Londres, em 2012, esses espaços estiveram entre os lugares mais procurados pelo público dos Jogos. A expectativa é que nos Jogos de 2016 o sucesso seja repetido.

A Prefeitura do Rio, por meio da Empresa Olímpica Municipal (EOM), é a responsável pela interface entre os órgãos governamentais e os países que optaram por estabelecer suas casas temáticas em locais públicos. Nesses casos, haverá uma contrapartida para a cidade, explicou o presidente da EOM, Joaquim Monteiro:

– Avaliamos o planejamento logístico das casas temáticas para garantir que elas funcionassem em sinergia com a operação da cidade durante os Jogos. Não foi cobrado aluguel, mas todas se comprometeram a colaborar com projetos que beneficiam a cidade e os cariocas.

Como uma forma de legado, a Suíça irá reformar o campo de baseball da Lagoa; enquanto o Estúdio do Arpoador promoveu melhorias na Colônia de Pescadores do mesmo bairro. A Federação Internacional de Vôlei (FIVB) vai recuperar a Escola Municipal Cícero Pena, que ocupará em Copacabana. A Casa do Japão (Jogos Tóquio 2020) vai financiar um ano de programação cultural na Cidade das Artes. A Dinamarca doará kits educativos da LEGO para todos os Espaços de Desenvolvimento Infantil da cidade e uma maquete gigante com pontos icônicos e olímpicos. O país também vai doar 60 bicicletas para a Guarda Municipal.

As hospitality houses estarão espalhadas pelo Centro (12), Barra da Tijuca (14) e Zona Sul (26) e serão divididas em duas categorias: abertas (25), com acesso ao público em geral; e fechadas (27), voltadas para autoridades, Família Olímpica, atletas e convidados, como é o caso dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Itália e Canadá. Das casas abertas ao público, a maioria terá entrada gratuita. As exceções são o Club France (França), Casa da Holanda, Casa do Catar e Casa da Jamaica.

hospitality_africa

Arte:Divulgação

 A Casa da África Rio 2016 está entre as maiores casas temáticas que o público poderá conferir durante os Jogos Rio 2016. Ela será instalada no Casa Shopping, na Barra da Tijuca, e funcionará entre os dias 1° e 21 de agosto. Para entrar na casa, o visitante receberá um ingresso em formato de cartão de embarque. Após passar pelo check-in, ele será encaminhado para o Fly to Africa, um simulador de avião com capacidade para 56 passageiros, onde serão exibidos vídeos com informações turísticas e culturais. Cerca de 30 mil pessoas devem visitar o espaço, que também marcou presença nos Jogos de Londres.

– Representaremos os 54 países africanos e 54 Comitês Olímpicos da África. Vamos organizar vários seminários de negócios, sendo a primeira semana dedicada ao agronegócio entre o Brasil e a África, a segunda ao turismo e comércio exterior, e a terceira à tecnologia da informação, maquinário e equipamentos, e mineração – explicou o embaixador da Associação de Comitês Olímpicos Nacionais da África (Anoca) para o projeto da Casa da África Rio 2016, João Gilberto Vaz.

A Casa México ficará no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, no Centro, de 4 a 21 de agosto. As exposições e o espaço de convivência serão abertos ao público, que deve chegar a mil pessoas por dia. Serão três as atrações: exposição arqueológica de civilizações pré-hispânicas do Golfo do México – “A magia do sorriso”; exposição interativa sobre a pintora Frida Kahlo – “Frida e EU”; e exposição comparativa sobre os elementos gráficos usados durante os Jogos Olímpicos do México e do Rio – “América Latina, os Jogos Olímpicos: México 68 – Rio 2016”.

“Esta casa é um presente do México ao povo brasileiro e a todos aqueles que farão parte das Olimpíadas. Por isso, nós escolhemos trazer um pouco do nosso país e sua cultura”, explicou Adolfo Zepeda Soria, cônsul para assuntos culturais do Consulado Geral do México no Rio de Janeiro.

hospitality_Colômbia

Foto: Divulgação

O Brasil, país anfitrião, terá sua casa em dois antigos armazéns na Região Portuária – próximo ao Boulevard Olímpico -, onde os visitantes poderão provar café, chocolate, cachaça e vinho brasileiros, além de contar com simuladores de realidade e atividades esportivas. A Casa da Colômbia também dará destaque à gastronomia, com café colombiano e frutas exóticas, como lulo, feijoa e borojó. Com outra proposta, a Casa da Austrália vai proporcionar aos visitantes informações sobre turismo e oportunidades para estudar no país, bem como um pouco da vida Down Under (gíria utilizada para os países localizados “embaixo”, da Grã-Bretanha).

O Comitê Olímpico Português vai trazer para o Rio o Navio Escola Sagres, que poderá receber até 10 mil visitas por dia. A embarcação foi construída em 1937 e ficará atracada na Ilha das Cobras entre os dias 3 e 21 de agosto.

hospitality_Alemanha

Arte: Divulgação

A Alemanha terá duas casas. Na Zona Sul, o Pavilhão OliAle será aberto ao público na Praia do Leblon (Posto 11), de 4 de agosto a 18 de setembro, das 14h30 às 21h30; enquanto a casa fechada, na Barra da Tijuca, será a residência oficial do Comitê Olímpico Alemão

– O OliAle é, para nós, uma oportunidade de apresentar a Alemanha à opinião pública como de fato ela é: aberta, comunicativa, moderna, festiva e multicultural. Queremos estreitar nossos laços afetivos com o Brasil e deixar boas lembranças da presença alemã durante a Rio 2016 – explicou a assessora de Relações Públicas do Consulado Geral da República Federal da Alemanha, Rayanne Azevedo.

Entre as atrações previstas para o pavilhão OliAle (foto) estão shows, happy hours, exposição permanente sobre sustentabilidade, quiosques de comida e cerveja alemã, espaço para fotos, torneios esportivos com premiações, ofertas de atividades esportivas e lúdicas (slackline, totó, vôlei, futevôlei, altinho, basquete, tênis de mesa), sorteios, intervenções artísticas e telões para transmissão dos jogos.

hospitality_Austria-House_Rio-2016

 Arte: Divulgação

Também na Zona Sul, a Austria House – casa temática do Comitê Olímpico da Áustria (ÖOC) – ficará localizada na sede do Clube do Botafogo de Futebol e Regatas, em Botafogo, e funcionará de 5 a 21 de agosto, das 10h às 21h, com entrada gratuita. O local será um espaço público de aproximadamente 800 metros quadrados, com capacidade para receber 450 visitantes na área pública e 250 convidados na área VIP.

Os visitantes poderão conhecer a hospitalidade austríaca, ouvir músicas típicas, e desfrutar de especialidades culinárias da Áustria, em especial cervejas, vinhos e pratos típicos como Wiener SchnitzelTiroler Gröstl e Kaiserschmarrn. Na Casa da Áustria, os “hóspedes” conhecerão um ambiente austríaco em um típico Gastgarten. Todos os pães e bolos da casa serão feitos em uma padaria montada no próprio local.

hospitality_catar

Foto: Divulgação

O Club France será instalado em meio ao charme da pista de corridas de cavalos perto da Lagoa Rodrigo de Freitas. A Casa da Jamaica, na Gávea, promete muito reggae. O Catar vai transformar o edifício histórico da Casa Daros em um típico mercado árabe, onde será possível desfrutar de shawarmas (prato servido no pão sírio com legumes e outros acompanhamentos) e se pintar com henna.

 A Dinamarca, em Ipanema, irá exibir um modelo em grande escala de uma construção feita inteiramente de legos.

hospitality_suica

Foto: Divulgação

Já na Casa da Suíça, os visitantes poderão patinar no gelo em uma pista de 200 metros quadrados e degustar chocolates, raclette e outras iguarias. O espaço será montado na Lagoa, onde também funcionou o Baixo Suíça durante a Copa do Mundo de 2014. Entre as atividades oferecidas estão piqueniques, transmissão dos jogos ao vivo em uma tela gigante, e um globo de neve simulando os Alpes.

Veja os endereços das casas abertas ao público:

Barra da Tijuca

 África – Avenida Ayrton Senna, 2150 – Casa Shopping

Japão Tokyo 2020 – Avenida das Américas, 5300 – Cidade das Artes

República Checa – Avenida das Américas, 3434 – Centro Empresarial Mario Henrique Simonsen

Centro / Porto

Austrália – Praça Quinze de Novembro, 20 – Centro de Convenções da Bolsa do Rio – Centro

Colômbia – Praça Marechal Ancora, 15 – Centro Cultural Ministério da Saúde – Centro

Japão – Tokyo Metropolitan Government – Praça Quinze de Novembro, 48 – Paço Imperial – Centro

México – Praça Marechal Ancora, s/n – Museu Histórico Nacional – Centro

Correios (patrocinador) – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro Cultural dos Correios – Centro

Casa Brasil – Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves), 10 – Armazém 2 – Píer Mauá, Gamboa

Coca-Cola (patrocinador) – Armazém 3 – Pier Mauá, Gamboa

Espaço Rio de Janeiro – Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves), 303 – Fábrica de Espetáculos do Theatro Municipal – Zona Portuária

NBA (entidade esportiva) – Via Expressa (antiga Avenida Rodrigues Alves) – Armazém 6 – Píer Mauá,Gamboa

Portugal – Navio Escola Sagres – Cais da Portuguesa – Ilha das Cobras

Zona Sul

Alemanha Oli Ale – Praia do Leblon, altura do Jardim de Alah

Áustria – Avenida Venceslau Brás, 72 – Clube de Regatas Botafogo, General Severiano – Botafogo

Catar – Rua General Severiano, 159 – Casa Daros Rio – Botafogo

Dinamarca – Praia de Ipanema, na altura do Jardim de Alah

França – Avenida Lineu de Paula Machado, 2448 – Sociedade Hípica Brasileira – Lagoa

Holanda – Avenida Borges de Medeiros, 701 – Clube Monte Líbano – Lagoa 

Hungria – Budapeste 2024 – Tribuna C do Joquey Clube – Gávea

Jamaica – Praça Santos Dumont, 31 – Restaurante Prado Grill – Gávea

Panasonic (patrocinador) – Praia Vermelha – Urca

PyeongChang 2018 – Avenida Atlântica, s/n – Quiosque na Praia de Copacabana com Orla Rio – Leme 

Suíça – Campo de Baseball – Lagoa, altura do Corte de Cantagalo

Technogym (patrocinador) – Posto 10 – Ipanema

redacao@basedenoticias.com.br

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *