Tem tudo a ver com nosso estilo de vida a beira praia

 

 

Canoa5
Foto: Competição

Neste sábado (20), acontece na Marina da Gloria a 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de Canoa Polinésia, VA’A (também conhecida como canoa Havaiana) das categorias V1, V1R e V2R (canoas individual e dupla)

Em um cenário naturalmente lindo, a etapa carioca será realizada na Baía de Guanabara, de onde há um ângulo de quase todos os cartões postais do Rio de Janeiro. A prova contará com atletas de 

Canoa1
Foto: Divulgação

todo Brasil e terá um percurso de 14 km que vai da Marina da Gloria, praias do Flamengo, Urca, Leme e Copacabana.

Os atletas que ganharem a etapa do rio irão representar o Brasil no Sul Americano que acontecerá em Lima-Peru ainda este ano. Essa 2ª etapa faz parte do calendário oficial brasileiro e determina as vagas para Sul Americano e mundiais.

Das Categorias:

Atleta Debora- Atleta Para
Foto: Atleta Débora- Atleta Para

O campeonato contará com as categorias: Canoa Polinésia, VA’A (também conhecida como canoa Havaiana); V1, V1R e V2R (canoas individual e dupla); Junior; Master e também as categorias de Para Vaa – Para-atletas.

Do esporte:

O esporte não é muito conhecido, mas, vem crescendo bastante e agora tem sua própria confederação (criada em 2016) a CBvaa, vai está no evento apoiando e fazendo o cadastro de atletas que queiram se federar.

Canoa3
Foto: Atletas na Praia do Flamengo

A cultura da canoa polinésia

A cultura da canoa polinésia é envolvida por superstição: como as indígenas que faz alusão ao espirito da canoa, espirito da equipe, a canoa, não conversar muito quando está remando, ter carinho pela canoa e batizo da canoa. Outra boa da canoa é interação como meio ambiente marinho. Se tiver sorte, o adepto, pode contemplar suas remadas com golfinhos, tartarugas, peixes e arraias.

Parceiros

A parceria com a Marina da Gloria- RJ está sendo muito importante. Como parceiro, nos cedeu o local como forma de apoio ao esporte. O Bra Vaa Clube que está organizando a prova. 

Ações sociais

 A CBvaa, estão preparando vários projetos de cunho social para inserir mais a comunidade carioca na cultura náutica promovendo inclusive esse intercambio cultural de culturas náuticas internacionais como a canoa polinésia. Muitos eventos e projetos estão sendo alinhavados pra levar o carioca para o mar de uma forma segura, divertida e salutar. O objetivo é fazer cidadãos mais conscientes das maravilhas do mar e fazê-lo preservar seu meio ambiente.

pablomarlon@basedenoticias.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *