Universidade Estácio de Sá e Receita Federal ofertam serviços para contribuinte

Agora ficou mais fácil auxiliar os contribuintes nos atendimentos aos serviços da Receita Federal

TREINAMENTO RECEITA

Treinamento Receita Federal

As IES (Instituições de Ensino Superior) em parceria com a RFB que possuem faculdades de Ciências Contábeis ou de Comércio Exterior estão empenhadas em facilitar a vida do contribuinte. Trata-se do Programa NAF – Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal da Receita Federal.

O atendimento é feito por universitários do terceiro ao oitavo período para dar suporte contábil e fiscal a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos. Para tal os alunos recebem treinamento através de workshop e visitas técnicas nas próprias unidades da Receita Federal.

Entre os alunos participantes do NAF/Estácio Nova Iguaçu o entusiasmo é grande. “Sinto muita confiança e credibilidade nesse estágio até porque se trata de uma parceria entre um grande Órgão que é a Receita Federal e Estácio Instituição de Ensino. Iniciei este estágio a um mês e estou muito feliz com o mesmo, pois está me ajudando a expandir minha visão sobre essa área contábil/fiscal”. Comenta Cleanne  Cassiano, 29 anos.

ALUNOS NAF

Equipe: Coordenação e alunos NAF Nova Iguaçu

Para Jorge Luiz Nogueira Viana, 57 anos, a iniciativa do NAF é levar informação ao púbico. “O objetivo principal é levarmos informações e orientações gratuitas para as pessoas físicas de menor poder aquisitivo, esse é um trabalho de cidadania, de educação fiscal muito relevante. Hoje a Receita Federal tem o prazer de ter inúmeras unidades de ensino superior como nossa parceira. Inclusive, conta com a Estácio de Sá na 7ª Região Fiscal nos Estados RJ e ES. Nele o contribuinte pode encontrar estudantes que praticam sua profissão”. Explica o Gerente do Projeto NAF da 7ª Região.  

RECEITA FEDERAL

Gerente RFB e equipe Novo Iguaçu

É o caso de Nova Iguaçu que através da unidade da Universidade Estácio de Sá localizada no município, inaugurou um núcleo de apoio já com alguns serviços disponível para comunidade.  “O nosso espaço foi inaugurado em junho e conta com serviços de auxílio à: elaboração e orientações sobre Imposto de Renda Pessoa Física, inscrição a informações cadastrais de CPF, CNPJ, MEI e Simples Nacional, Agendamento on line de atendimentos na Receita Federal, entre outros. Este projeto é importante para os alunos, pois através do contato direto com público, integram conhecimento e prática aproximando os cidadãos dos serviços da Receita Federal ao mesmo tempo em que aprendem sobre a função social das Ciências Contábeis”. Comenta a Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis, Profª Cláudia Basílio.

ATENDIMENTO IMPOSTO DE RENDA

Atendimento Imposto de Renda

Para as alunas do NAF/Estácio Nova Iguaçu o Programa representa uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. 

Para a Thuany Fernanda, 20 anos, a oportunidade de crescimento perante o programa  acrescentará bastante no seu currículo. “Acredito que o NAF vai me ajudar na faculdade, não só pelos cursos que nos oferecem no treinamento, também com contato direto com contribuinte”.

NAF 02

Equipe NAF Nova Iguaçu e Gestora Nacional

 “Vislumbro uma grande oportunidade de aprendizagem e troca de experiências fundamentais para meu currículo”. Almeja Ubaldina Andrade. 47 anos.

O Programa NAF na sua cooperação mútua entre sociedade, instituição de ensino e órgão público reflete o anseio de boa parte dos usuários que por algum motivo tem dificuldades e não conseguem entender certas orientações no site da Receita.

Para Gestora Nacional do Curso de Ciências Contábeis da Universidade Estácio de Sá, Marta Chaves, a parceria entre Instituições viabiliza alguns serviços entre a Receita e comunidade. “É um hall bem extenso de serviços que vai de emissão de CPF, Regularização, Declaração de Imposto de Renda, Parcelamentos e Adesão ao Simples Nacional. Isso é muito importante na formação do aluno, principalmente porque é oportunidade que eles tem de verem e estarem realizando a prática daquela teoria de sala de aula. Hoje o Curso de Ciências Contábeis da Estácio tem vinte mil alunos em todo Brasil. Então a gente tem um número de monitores e agentes que estarão aptos a atuarem nos Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal. No Rio de Janeiro nós já estamos com cinco NAF implantados e até o final do ano a meta é que tenhamos mais quatro”. Explicou a Gestora, 47 anos.

É importante mencionar que os serviços prestados possibilitam um canal acessível à população sobre suas obrigação e direitos como cidadão frente à RFB.

Onde encontrar o NAF/Estácio campi: Nova Iguaçu, Tom Jobim/Barra da Tijuca,  Freguesia, Centro I/Presidente Vargas e Madureira.

e-mail: marlonpablo@basedenoticias.com.br

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *